21/06/2010

Espetáculos

Incríveis oportunidades de participar e assistir lindos espetáculos. Como se a vida fosse um grande teatro iluminado, às vezes trombei com esses luxos. Agarrei cada chance como se fosse a única, por mais humilde que isso soe. Queria apenas listar aqui alguns momentos fantásticos e fantasiosos que presenciei e que gostaria que todos pudessem um dia vivenciar. Não se restringem aos humanos, claro.

Escolas de Samba – Itaúna/MG/Brasil
Acredite: onde nasci o Carnaval já foi um grande espetáculo, dadas as devidas proporções. Vi muitos anos a “Unidos da Ponte” encarar os “Zulus” com sua bateria popular, nascida das batidas da periferia dessa cidade do interior. Sempre me empolguei da arquibancada, especialmente nos tempos em que minha mãe era destaque da escola.

Pôr-do-sol no Forte – Morro de São Paulo/Bahia/Brasil
Lembro-me que o sol descia em tons alaranjados num mar negro sem fim.

Jogo do Atlético Mineiro – Mineirão - Belo Horizonte/MG/Brasil
Só quem é atleticano sabe como é sentir a arquibancada tremer num gol do Galo.

Golfinhos Livres – Baía dos Porcos – Fernando de Noronha/Pernambuco/Brasil
Noronha sempre foi meu sonho de infância. Eu me senti Jacques Cousteau.

Cardume no Mergulho de Reboque - Fernando de Noronha/Pernambuco/Brasil
Sendo puxada pelo barco, a 50 metros de profundidade, só com meu fôlego e uma máscara aquática. Eu me senti num episódio do Globo Repórter, esparramando os peixes na corrente marinha, seguindo o balé prateado do cardume.

Show do “Adão Negro” – Itacaré/Bahia/Brasil
Conheci esta banda em Morro de São Paulo. Sempre me traz boas recordações, especialmente das festas da época da faculdade.

“Alegria” - Cirque Du Soleil – Belo Horizonte/MG/Brasil
Fantástico, monumental. Um clima único. Infelizmente sem chances pra fotos, mesmo sem flash. Música e fantasia puras...

“Natureza” – Circo da China - Belo Horizonte/MG/Brasil
Arte, devoção, dedicação e engenhosidade. Jovens chineses espetaculares. E o melhor de tudo: eu podia fotografar, estava num ângulo perfeito e consegui imagens únicas. Aliás, ainda não sei como eles fizeram macacos-humanos voarem!

Arraia Gigante – Guarapari/Espírito Santo/Brasil
Alguns procuram a bendita no Golfo do México, Caribe, África. Eu vi aqui mesmo, numa praia de mineiros, sem querer. Uma sorte única.

Golfinhos Treinados – Parque Xcaret – Cancun/México
Outro sonho de infância. Viver um momento único, dentro de um enorme tanque onde eu é quem sou a intrusa. Golfinhos enormes, de um cinza-azulado emborrachado, inteligentes e treinados. Seguindo minhas ordens e fazendo charme com suas barrigas brancas pra ganhar carinho. Caro, mas fantástico.

Tubarão Lixa – Isla Mujeres – Cancun/México
Um dólar. Ridículo assim. E entrei num tanque “caseiro”, com um mexicano domador de tubarões segurando uma das feras. Sem força, sei que provavelmente o bicho estava dopado, mas ainda assim, eu segurei um tubarão no meu colo, em torno de 1,5 metros. Sei que os tubarões-lixa são belos banguelos do mar, mas quem é que você conhece que segurou um tubarão por um dólar?

História Maia e Mexicana – Parque Xcaret – Cancun/México
Não posso mentir. Meus olhos encheram de lágrimas várias vezes. A grandiosidade do espetáculo assusta qualquer mortal, especialmente uma turista como eu. Desde os jogos de pelota dos maias, até a chegada dos astecas e a invasão dos espanhóis, culminando em danças típicas de vários estados mexicanos.

Ópera “Aida” (Verdi) – Palácio das Artes – Belo Horizonte/MG/Brasil
Há muitos anos queria assistir uma ópera com todo aquele estilo que os europeus nos ensinam pelos filmes. Naquele cenário egípcio, com vozes fortes e brados retumbantes, assistimos todos os atos sem cansaço e sem tédio. O Egito estava ali.

Baleias Jubarte – Abrolhos/Bahia/Brasil
Outro sonho. Mas o que impressiona é a sutileza de seus movimentos, apesar de todo seu poder e força. São mamíferos enormes, sobrenaturais, porém mais leves que qualquer ser em sua insustentável leveza (Kundera que o diga). Você sabe que são maiores que grande parte dos outros seres no mundo, mas ainda assim não deixam de ser incrivelmente delicadas.

Projeção 360 Graus do River – Estádio Monumental - Buenos Aires/Argentina
Não sei nem explicar porque mexeu tanto comigo. O ambiente, o clima, mais um sonho realizado, mais um plano cumprido. No escuro, ouvindo a história de um time que mal conheço, cuja história é toda narrada em espanhol, pensei em tanta coisa que sinceramente não sei dizer tudo que pensei naqueles minutos. Talvez porque a vida seja uma constante projeção em todos os ângulos possíveis, mesmo que a gente não assista.

Show de Tango – Senhor Tango – Buenos Aires/Argentina
Muitos me disseram que seria “Broadway” demais, mas arriscamos. Sem arrependimento algum! Sou mesmo uma turista assumida, me deixe curtir todas as firulas que montam pra gente. Boa música, bom ambiente, cavalos no palco, gaúchos verdadeiros, flauta indígena (ocarinas, lembram-se?) e muito tango pra esquentar as idéias. Não me levem a mal, mas aposto que Gardel sempre fez amor ouvindo tango.

Nenhum comentário:

Postar um comentário