16/06/2010

Saudadite

Tem dia que eu sinto uma saudade danada de tudo que fui. Não que eu tenha me perdido nesse caminho - ainda curto quando se olha para o final, porém já bem vivido quando penso em quando aprendi a andar. Faz tempo que aprendi a falar, a escrever, a arriscar. E ainda me falta tempo para falar, escrever, arriscar.

Sinto saudade até dos velhos dramas de adolescente, quando eu ainda me permitia amar mais o próximo do que eu mesma. Hoje sou mais egoísta, olho mais pro meu metro quadrado. Antes eu dormia chorando no travesseiro porque não era correspondida, plena idade do amor platônico e devotado. Chorava porque tinha canelas finas, chorava por ele gostava da minha melhor amiga. Só me restava mandar cartas, escrever sobre o amor que eu sentia, eterno em sua momentaneidade.

Tempos depois passei a chorar por me sentir sozinha, por me sentir peixe fora d´água, típico patinho feio e uma simples nerd aos 15 anos. Deslocada no meu mundo amadurecido precocemente, já pensando nos meus planos para dominar a minha própria vida, porém ainda presa às limitações típicas da idade: acorda, garota, você ainda é uma pirralha.

Quando as possibilidades começaram a surgir diante dos meus olhos, precisava me conhecer melhor pra saber onde me enquadrava. Reconhecimento do terreno e das oportunidades disponíveis, quase testando meu juízo e bom senso. Acho que até me controlei bem, diante de tanta besteira que temos chance de fazer nessa mudança hormonal e social que a vida nos impõe dos 16 aos 21 anos. Segurei minha onda e com juízo priorizei os meus planos de conquistar o mundo...

Mesmo que o mundo não fosse só meu, mas o “meu” mundo. As minhas vontades, os meus planos, meus ideais de vida. Buscar minha solidez como pessoa, concretizar minha independência, definir as minhas metas, percorrer o caminho que é só meu. Ainda falta muito pra conquistar, as oportunidades continuam borbulhando, continuo exposta às tentações e à falta de juízo. Escolha por escolha continuo galgando os degraus que só pertencem a mim. Hoje choro quando tenho raiva ou alegria, mas aprendi a não perder tempo do meu sagrado sono chorando no travesseiro.

Sei que tudo que falei se parece exatamente com sua história, sei que a semelhança é simplória e de certa forma engraçada. Aposto que você sentiu tudo de um jeito bem parecido e que sabe bem o que é correr atrás do seu destino. E se ainda não sentiu, um dia ainda sentirá... Essa mistura de saudosismo com um processo quase inflamatório, uma “ite” dessas que tampa a respiração de vez em quando e faz a gente lembrar que é de carne e osso, que tem sentimentos, que às vezes dói e sufoca, mas que é bom quando a gente volta a respirar. Quando nos permitimos a entrada de novos ares em nossos pulmões, mesmo que a “saudadite” um dia tome conta.

Não é simplesmente sentir falta. É querer revisitar aquilo que já vivemos, claro, a parte boa. Como se pudéssemos entrar no túnel do tempo, escolher um ano, clicar numa foto e viver aquele mesmo momento por alguns instantes. Porém, sem abrir mão do que já temos hoje. Não basta ver a memória, não se trata de ver as fotos ou filmagens. Mas de podermos experimentar aquele mesmo sentimento que um dia foi importante, que nos modificou e nos guiou até o aqui e agora.

Se eu pudesse entrar nesse túnel, separaria 15 minutos todo santo dia para escolher um bom momento e reviver tudo que foi bom, que me moveu e me moldou. Escolheria coisas simples, que na época talvez não fizesse sentido e nem tivesse tanta importância, mas que hoje sei que fazem parte do que sou. Escolheria a bolinha de gude na rua, o pique-esconde, os meus diários, o terceiro beijo, as fantasias de super-heróis, as festas, o sorvete com os amigos, o sonho de ser oceanógrafa, a escola, até mesmo os momentos em que eu fazia os meus planos de vida, numa esperança inquestionável. Só pra chegar aqui, de volta, em 2010, e dizer que muito do que quis, eu estou conseguindo. E olha que ainda quero muito mais...

Túnel do Tempo no "Monumental" (Estádio do River, Buenos Aires / Argentina)

Um comentário:

  1. ihhhhhh!!!!!!!!!!!!!Nem fui neste!!
    Só fui no do Boca!!!!!!!
    Charles Galvani
    [Paz-me]

    ResponderExcluir