28/06/2010

Efeito Copa


Eu tenho um amigo inglês de Liverpool que mora no Recife, um casal de amigos belgas que conheci em Itacaré, um ex-padrasto japonês, dois amigos moçambicanos que eu chamava de “jamaicanos”, uma amiga de minha mãe é chilena, um amigo espanhol que mora na China, um amigo que nasceu na Suíça, morei numa pensão com um alemão que tinha chulé, tenho um casal de amigos de BH que agora mora na grande Londres, uma amiga de Itaú de Minas morando em Andorra, uma amiga itaunense morando em Porto, uma cunhada venezuelana, trabalho com uma peruana loira (que morou na Itália, EUA, Rússia e veio se casar com um brasileiro), trabalho numa empresa que está no ranking das grandes “transnacionais”... Ainda me faltam chineses, australianos, coreanos, senegaleses, russos, egípcios, colombianos, canadenses, irlandeses, eslovacos, etc.

A cada 4 anos sinto falta de conhecer gente de todo o mundo. Sinto que não vai dar tempo de conhecer todos os povos do mundo, de ir a todos os cantos que estão na minha enorme lista, pendurada no armário da cozinha. Sempre que vejo as incríveis imagens da Copa do Mundo, lembro da minha enorme “pequenez”. As torcidas se misturam em completa paz, transformando as arquibancadas num mundo sem fronteiras. Todos vibram por um motivo único, sem preconceitos e sem disputas além daquela que persegue a bola.

Sou uma torcedora chorona. Eu me emociono quando o hino toca, morro de pena quando algum jogador desaba em lágrimas ao ser eliminado, choro quando o Brasil vence uma copa. Sou assim desde que me dou por gente e, quer você acredite ou não, eu me lembro perfeitamente da nossa eliminação na copa de 90. Quando vencemos em 94, naqueles pênaltis sofridos, eu estava no terraço do meu prédio, com todos os amigos da minha mãe reunidos, usando meu segundo patins, ainda tinha meu vira-lata preto e branco (atleticano, claro) e não entendia ainda o que era lança-perfume. Mas lembro-me perfeitamente daquele foguetório, da alegria de todo mundo por um mesmo motivo...

Em 2002, já na faculdade, também me lembro de voltar pra minha cidade natal, num ritual quase absurdo pra evitar a má sorte. O mais engraçado é que me lembro menos do penta do que do tetra... E também me lembro das grandes decepções de 1998 e 2006... De qualquer forma, sempre lá, alternando entre a alegria e a tristeza, como seu fizesse parte do banco de reservas, como se fosse fanática por futebol a cada segundo. A verdade é que o clima de copa nos entorpece, nos deixa fanáticos e até decoramos nomes dos jogadores adversários. Acredite, eu sei o que é um impedimento, quando é pênalti e até xingo o juiz... Que venham os holandeses, com ou sem laranja mecânica!

O que importa é que nesses poucos dias, o mundo se encontra num único lugar, com gente de todo tipo, raça, classe social, time, fé ou humor. Vale a pena sofrer a cada jogo, ganhando ou não, mas pra continuar com a certeza de que ainda podemos nos unir em nome de causas globais, na esperança de que outras forças um dia terão vozes também mundiais: meio ambiente, justiça, igualdade social, amor ao próximo. E falando em amor, não adianta, também não posso negar. Tô numa inveja danada do clima de romance do Maradona com sua equipe, contagiando e motivando seus jogadores. Podem me xingar, mas não dá pra negar: tá dando gosto de ver a garra dos hermanos em campo... Já vou logo avisando: tomara mesmo que a gente não trombe com eles na final, porque no quesito “gente”, o mala do Maradona é imbatível! Tomara que eles destrocem os alemães, porque essa copa é do “antigo Terceiro Mundo”, mas que não nos confrontemos! Não quero um tango na memória!

2 comentários:

  1. Esqueci de comentar que conheço e converso com um DJ do Kuwait! Mas que tem nome de mexicano: Roland Lopez!

    ResponderExcluir
  2. Acho que o que causa o encanto pelos hermanos é que eles não tem a preocupação de serem sempre politicamente corretos.Eles demonstram raiva, são chiliquentos,catimbeiros e não ostentam uma falsa humildade(que na minha opinião acontece com os jogadores brasileiros)...Então acho que passam mais sinceridade, mesmo que esta não seja a que todos gostariam de ver. :)

    ResponderExcluir