08/12/2009

Destino?

Como os fatos se encaixam na linha do tempo? Como as pessoas se encontram em momentos imprevisíveis e constantemente se abandonam em outros instantes? A vida se encaixa e desaba, o tempo todo, em ciclos. Como as estações do ano, nada é pra sempre, mesmo que seja bom. O lado bom é que tudo que dói também passa. E quando passa, nos abrimos aos novos ciclos, muitas vezes quase idênticos, outras vezes totalmente diferentes.

As calçadas por onde andei, em outros tempos foram cenários de outras vidas e por uma questão simples, a relatividade, estaríamos no mesmo lugar se fosse possível dobrar o tempo. Ou ainda será possível? Naquelas igrejas, um mundo se apresentou em paredes de ouro, até que um dia a decadência transformou o gesso puro em arte numa igreja branca. Aquele relógio do sol é o mesmo, até hoje, há anos. Aquela imagem que eu congelei já foi eternizada por outras tantas pessoas, que agora se conectam a mim pelo simples fato de terem passado por lugares que nos são comuns.

Há muitos anos escrevi sobre Tiradentes, mas só agora, uns 8 anos depois, finalmente conheci sua terra, parte de sua história, trechos de sua memória. Lugares que olhei também sentiram os olhos de tantos outros personagens “alimentados” por nossa história... E quantos personagens não passaram por ali despercebidos, porém não menos importantes nessa conexão atemporal? O lugar onde estou já foi parte da vida de alguém.

Respeitando esse passado e também as possibilidades infinitas do futuro, vale a pena entender o papel do “agora” na construção de um destino que é compartilhado por todos em trilhas invisíveis. A boa e velha teoria do caos, predizendo os efeitos de cada ação em cada ponto do mundo, transformando tsunamis em mensagens, terremotos em aprendizado, enchentes em compaixão. Destino é continuar adiante, mesmo que de vez em quando você não se sinta dono de sua própria vida.



2 comentários:

  1. Minha cidade histórica favorita! O relógio de sol, a maria fumaça de Tiradentes a São Jõao Del Rei e toda a mística que envolve seu passado me encantam!
    Adorei ver as fotinhos de lá, matou um pouco a saudade.. :)

    ResponderExcluir