20/03/2010

Os Eixos

Olhar para um quadro com pintura abstrata e enxergar toda uma vida pode parecer um absurdo. Mas hoje, embarcada numa daquelas enxaquecas, vi minha história nos eixos do quadro que minha tia pintou. Descobri que aquele gráfico imaginário falava muito mais de mim do que eu podia imaginar.

Visualize X e Y, como na matemática que você viu na escola. O eixo vertical representa as vitórias e alegrias. Rumo ao topo, sempre com um propósito claro, apontando para a felicidade prometida. A horizontal representa os pés no chão, ou seja, os grandes tombos. O encontro dos pontos prova uma lei: rumo ao céu, as lutas também são maiores. Portanto, para grandes vitórias, encare grandes derrotas.

A reta ascendente torna evidente o meu destino. Apesar de conseguir grandes resultados, de conquistar grandes batalhas, os sacrifícios serão sempre proporcionais aos meus feitos. Como se nada viesse de graça, como se para tudo eu pagasse um preço dolorido. E não adianta burlar as dívidas: os juros crescem exponencialmente. Toda batalha envolve um risco.

Infelizmente o que ainda não sei lidar é com o medo de arriscar. Determinadas apostas fogem à minha razão e não consigo saber se o lucro será suficiente para cobrir os investimentos feitos. A vida é uma bolsa de valores, especialmente aqueles valores que te moldam para todo o resto da vida. O que você fez no passado é o degrau necessário para a próxima congruência do gráfico, você não pode fugir desse fato. Portanto, apostar é inevitável quando o que se espera da vida é algo grandioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário