14/10/2010

Sobre o Perdão

Perdoar é mais difícil do que simplesmente soletrar ou recomendar esta atitude. Perdoar vai de encontro ao entendimento, à análise das causas e efeitos, à compreensão do destino talvez inevitável. Chegar à compaixão – eis o auge do poder do perdão. Claro, leva muito tempo. Mas é importante torcer para que este tempo finalmente o encontre e o liberte. Libertar, porém, não é esquecer. É simplesmente aceitar, deixar de lado e seguir em frente.

Hoje vejo tudo com olhos mais serenos, apesar dos resquícios saudosistas inconformados. Hoje sinto que tudo encontrou seu eixo, voltei aos meus planos iniciais e provavelmente fundamentais à minha felicidade. Mas realmente demorei muito a aceitar um rumo que não planejei. Só aceitei quando notei que aquele mesmo rumo eu nem sequer tinha planejado para mim e que o início de tudo caiu no meu colo, assim como o final da história também despencou na minha cabeça. Eis que surge o lucro, pois nem sequer esperava viver algo assim – mesmo que intenso por pouco tempo.

Hoje acredito que o sofrimento foi curto o suficiente para me transformar e doloroso o necessário para me amadurecer. Não é fácil entender os rumos que a vida toma, mas nadar contra a maré apenas desgasta seus músculos e esgota sua energia. Há alguns meses eu não estaria tão em paz com tudo isso, mas cada vez mais sei que fiz o que pude e que tudo tende a se tornar cada vez mais claro e distante.

Hoje penso que o certo foi ir embora o mais rápido possível, antes que tudo se tornasse ainda mais difícil e decepcionante. Ainda não evolui ao ponto de sentir empatia, mas aos poucos me liberto da mágoa que me consumia. Afinal, foi tudo perfeito durante 98% do tempo, restando ressentimentos a poucos dias de toda uma convivência. Hoje acredito que o certo é ir embora – bem melhor do que enganar e continuar se enganando.

As despedidas raramente deixam boas lembranças, mesmo que não exista rancor e só permaneça a saudade. Mais difícil ainda é se despedir de todo um plano de vida, mesmo aquele inesperadamente construído. Mas eu descobri que a vida não se encontra em apenas um plano, mas sim em múltiplos caminhos continuamente dispostos à nossa frente. Somos feitos de universos paralelos e mesmo que você não aceite um caminho, a não aceitação por si só é uma escolha.


3 comentários:

  1. Cada de me surpreende com seus textos...rs bjuu flor!

    ResponderExcluir
  2. quero registrar que sou seguidora ....
    de seus textos , mas n consigo rsss

    ResponderExcluir
  3. Finalmente livre de todo esse peso. Demorou, mas passou.

    ResponderExcluir