18/11/2010

Às Mulheres

Mulheres, meninas, garotas.
(Se você é homem, este não é um post para você. Pare agora.)
Tenho certeza de que não sou a única que de vez em quando precisa relembrar alguns velhos mandamentos para manter a situação sob controle. Certo? Trombei com um livro durante uma viagem – devorei em pouco mais de 2 horas porque andava mesmo precisando de uma sacudida. Também cheguei à conclusão que devo compartilhar isso com vocês, especialmente as solteiras (uma vez que desaprendi há meses como é ser uma pessoa casada). Vou listar aqui alguns princípios básicos. Minha idéia é: espalhem para todas as mulheres que conhecem, preguem em seus espelhos, na mesa do trabalho, coloquem alertas no celular. Façam o que for preciso. É um processo de desintoxicação.

A mulher com presença de espírito também sabe a hora de bater em retirada. Seja um “desafio mental” para seu parceiro, e não uma mulher carente. Em primeiro lugar estão os seus desejos (às vezes negociáveis), ao invés de sempre responder às expectativas externas. Recuar também é algo que os homens fazem para se sentirem mais seguros. Mas se ele não pode prever sua reação, você passa a representar um desafio mental.

Se você perceber que está sendo modesta, humilde ou qualquer delírio similar, corrija o problema imediatamente. Você é um bom partido, não tem que convencer ninguém disso. Dedique-se, seja companheira, mas não exagere demais (vale para as casadas). Não se afaste dos amigos, não abra mão da carreira e nem de seus passatempos prediletos. Foi por isso que ele se aproximou de você.

Seja independente, não conte tudo sobre você e não corra atrás dele. Os homens são estimulados pela ausência. Não perca o senso de humor. Cuide da sua saúde. Homens se divertem com o percurso para chegar ao destino. Controle sua vontade. Não se dê ao trabalho de se explicar quando um homem lhe falta ao respeito. Não se encontre com ele só porque ele quer. Você é quem deve querer. Não desmarque seus compromissos porque ele ressurgiu em cima da hora.

Você também pode “não querer nada sério demais agora”. Os homens não escolhem se apaixonar. Acontece sem querer. Mulher também!!! Declare suas preferências, você não tem que gostar de tudo que ele gosta. Mas é claro que um homem não quer uma mulher que o domine... Cuidado, feministas! Mantenha a relação platônica pelo menos no primeiro mês. Vai ser difícil, eu sei. Eles gostam de saber que os outros não conseguem chegar facilmente aonde ele deseja se estabelecer. Claro, a não ser que você também não queira nada além.

Não fique com medo de o homem desistir e desaparecer. O problema é dele! Se ele fala muito de si mesmo, é porque gosta de você e sente confiança. Mas você não é mãe, tia, irmã e nem apenas uma amiga. Você não tem que ouvir sobre a ex. Não finja um orgasmo. Ele vai saber. Você só satisfaz o outro quando primeiro satisfaz a si mesma. Concentre-se nisso. Você pode se sentir insegura, mas jamais demonstre isso. Se ele troca posts com outras no Facebook, não vigie o perfil dele. Além do mais, você também troca posts com pessoas que não têm interesse emocional, certo?

Deixe-o abrir a lata de palmito, comprar comida, lavar a louça. O homem precisa salvar “sua própria honra”. Cuidado com o homem que elogia a liberação feminina – ele está prestes a largar o emprego! Não se encontre novamente com um cara que no primeiro encontro aceita dividir a conta do restaurante. Não saia mais com ele!

O limite masculino para concentração em assuntos sentimentais é de 2 minutos. Nunca se abra sobre o que sente antes dele, seja amor ou ódio. Seja objetiva. Não peça permissão pra mudar de assunto – mude, se te incomoda. Diga algumas verdades em tom de brincadeira. Mas não conte de sua enxaqueca. Não conte a ele o que você era na vida passada e nem o que pretende ser na próxima encarnação (hahahaha eu ri muito dessa parte).

Só faça o que a deixa confortável. Constantes concessões não são saudáveis. Um pouco de silêncio ou distância podem resolver um problema. Espere... Recuar de maneira sutil, sem chiliques, pode ser muito eficiente. “Flutue como uma borboleta, ferroe como uma abelha.” Orgulho e dignidade. Bloqueie a dor e a raiva se precisar discutir. Todos gostam de pessoas que pensam antes de falar. Você não precisa seguir a moda e nem os conselhos das novelas. Você não precisa obrigatoriamente se casar para estar num relacionamento.

Os homens temem ser rejeitados pelas mulheres, por isso eles se mantêm na defensiva e muitas vezes demoram muito a ligar, retardam o próximo contato, esperam o destino dar um empurrão para não se sentirem expostos ao “fora”. Eles também não querem dar a impressão de que são ansiosos.

Só permaneça num relacionamento por sua própria vontade. Vá embora se não receber o que deseja. Mas se for bom, elogie. Moderadamente... Repito: os homens reagem à falta de contato. Paciência é um poder. Não desperdice seu tempo com pessoas negativas. Seja gentil e exija gentileza. Vale para qualquer pessoa em sua vida, claro.

Trechos extraídos do livro “Por que os Homens gostam de Mulheres poderosas”, de Sherry Argov.

7 comentários:

  1. Belíssimo texto, ah se eu o tivesse lido há alguns anos atrás! Talvez não fizesse diferença, mas agora o fará com certeza.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana! Indicaram seu blog, vim aqui visitar! Adorei seu texto! Bom, tah aih o perfil de mulher que ainda quero ser... To do outro lado da margem... hehe. Beijos.
    Tb tenho um blog. Passe por lah. www.na-minha-estante.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  3. Sandrinha e Mari, obrigada pela leitura. Todos os itens mencionados são difíceis, né? rs Depois me contem como chegaram ao blog e quem indicou a leitura! :) Mari, vou ver o seu tb! bjs

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Ana... Uma amiga minha leu o livro da Argov e vivia passando as dicas pra mim. Na sexta ela me mandou o link do seu texto que, acho, foi indicado no Twitter. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Bacana! Espero que os outros pensamentos tb sejam úteis! :)

    ResponderExcluir
  6. Eu me divirto mais com o percurso do que com o destino (na maioria das vezes). Felipe.

    ResponderExcluir