27/04/2010

Três Marias e uma Ana


Caminhando até minha casa, vi duas adolescentes do outro lado da rua olharem para o céu e uma delas disse: “Aquelas são as Três Marias”. Não resisti, tive que me meter. Do outro lado da rua eu disse: “Vocês sabem como elas se chamam?” A garota que fez o comentário inicial me olhou espantada, provavelmente pensando: “Quem é essa mulher maluca”? Eu atravessei a rua, pedi que tampassem com a mão a luz do poste que impedia que enxergassem Órion em sua plenitude. Expliquei a diferença entre as estrelas amarelas e azuis da extremidade - aquelas que não são de fato as Três Marias. Contei seus nomes. Mal sabem as garotas o que tenho no meu pulso esquerdo...

Citando a Wikipedia:

Três Marias é o nome popular dado a um agrupamento de três estrelas que formam o cinturão da constelação de Orion, o caçador. As estrelas, facilmente identificáveis no céu pelo brilho e por estarem alinhadas, têm o nome de Mintaka, Alnilan e Alnitaka. A constelação tem a forma de um quadrilátero com as Três Marias no centro. No Livro de Jó, "desatar o cinturão do Órion" (Jó 38:31) é um dos vários atos sobrenaturais que o narrador (presumivelmente falando em nome de Deus) diz que Deus pode fazer, mas Jó não pode.

Quer saber mais sobre a lenda de Órion?
http://www.observatorio.ufmg.br/dicas05.htm

“Conta-nos a mitologia grega que Órion era um gigante caçador, filho de Netuno e favorito de Diana, com quem quase se casou. O irmão de Diana, Apolo, por sua vez, se aborrecia com tal aproximação entre os dois, chegando a censurar diversas vezes sem nunca obter resultado. Certo dia Apolo teve a oportunidade de se ver livre de seus aborrecimentos: percebendo que Órion vadeava pelo mar apenas com a cabeça fora d’água desafiou sua irmã, outra exímia caçadora, a acertar o alvo que distante se movia. Impecável em sua pontaria ela atingiu em cheio seu amado, cujo corpo já moribundo foi conduzido à praia pelas ondas do mar. Percebendo a fatalidade que havia cometido, Diana, em meio às lágrimas, colocou Órion entre as estrelas: o gigante trajado com um cinto, uma pele de leão, armado de uma espada e de sua clava, acompanhado por Sírius, seu cão e com as Plêiades fugindo do caçador.” (Por Henrique Di Lorenzo Pires)

Nenhum comentário:

Postar um comentário