01/11/2010

Freud disse...


“No inconsciente, não existe o conceito de tempo, de certo e errado e não há contradição.” Eis que me falta um certo período inconsciente, quase inconsequente. Dói ser tão impulsiva, assusta não ter paciência pra esperar que tudo ocorra de forma natural. Mas me sinto aliviada quando cuspo meus marimbondos e saio atropelando tudo que me cerca. Eis o problema: talvez eu seja movida a adrenalina e nenhum outro jeito de ser realmente me sustente.

Gosto de tudo bem planejado, esclarecido, transparente. Por isso falo na cara, por isso aparento tamanha coragem, no limite da loucura. Cara de pau, para ser mais precisa. A questão é que não suporto a idéia de perder tempo com joguinhos, com frescuras e convenções sociais, com a guerra de egos que o mundo inteiro simula e dissimula. Não dá pra mudar, se não vejo isso como uma atitude indevida. Volto ao inconsciente, onde não há esse julgamento...

Sim, aí também mora a contradição... Se gosto de fazer planos, como posso ser espontânea e assumir iniciativas malucas, quase suicidas? A questão é que ter um cenário e personagens é fundamental à construção de castelos imaginários, que se confundem constantemente com meus planos mirabolantes. Sim, hoje quero me casar com um príncipe, mas me basta acordar amanhã do mesmo jeito que estou hoje. Sim, quero rodar o mundo sozinha, sem rumo, mas vale também se eu ainda acordar na minha cama e no dia seguinte estiver na Bahia. Eis que a contradição pode se sustentar por um dia, ou um pouco mais, pois não ameaça a essência.

Um comentário:

  1. Planejar é só pra que se tenha um norte. Afinal o que importa não é aonde quer chegar, mas o caminho que vai usar pra isso. O planejamento é só pra dar um rumo, dai pra frente é "tudo" no improviso! Não vejo como contradição! Faz todo o sentido do mundo... pelo menos pra mim! ;-)

    Quero isso tudo também: "...não suporto a idéia de perder tempo com joguinhos, com frescuras e convenções sociais, com a guerra de egos que o mundo inteiro simula e dissimula." Mas é duro conseguir isso viu.. mas (no meu caso) a cabeça dura ajuda a continuar insistindo :)

    ResponderExcluir