18/11/2009

Desistir, nunca! Render-se, jamais!

Ponta do Corumbau - Bahia - 2009
A vida é uma constante múltipla escolha. Você pode parar e esperar que tudo ao seu redor tome direções enquanto você se mantém estático. Você pode acompanhar o ritmo, como numa dança, sendo o espelho de quem comanda a coreografia. Você pode ser o ponto do cataclisma, mover mares e montanhas, desejar coisas impossíveis hoje e possíveis amanhã. O que difere uma opção da outra?

Você e sua persistência. Você e sua esperança. Você e sua própria vontade. Mas o que difere o seu papel nessas circunstâncias, atuando como agente ou vítima, é a sua posição diante da vida. Se você acha que ser paciente é uma virtude, eu tenho lá as minhas dúvidas. Paciência sorrateiramente se transforma em comodismo. Estátuas não sobrevivem ao tempo, não moldam seu futuro e se desgatam a cada intempérie... Estátua só tem valor quando o artista morre. Não é assim que nós pensamos?

A cada dia me esforço pra fazer o mundo do meu jeito. Muitos me acham meio maluca, muitos criticam o meu jeito de me divertir com tudo e todos, inclusive no trabalho. Outros tantos pensam que sou uma inconsequente, enquanto para outros sou uma boa vivã. De qualquer forma, esta imagem é algo que venho recuperando dentro de mim, que talvez estivesse adormecida por um tempo. Será que eu mudei tanto assim? Será que me perdi nesse caminho que percorri? Será que deixei de ser eu mesma para viver uma coisa que, agora, não faz mais sentido?

Talvez. Assim como no meu velho texto: "um brinde ao talvez". O que importa é remar, mesmo que a maré continue contra. Mas pensando bem, será que a maré está mesmo tão contra assim? Pense. Será que muita coisa não podia ser diferente e desgastante? Que o sofrimento não seria prolongado e desnecessário? Levar um choque não é melhor do que ser envenenado em gotas? Afinal, todo coração que encerra uma grande tristeza, também abre espaço para uma grande alegria...

Há tempos aprendi que cada minuto importa, mesmo que seja difícil. Não acho que temos que engolir tudo que um tal "destino" nos impõe, já disse que não concordo muito com essa idéia de estarmos predestinados a algum tipo de missão. Mas aprender a passar por certos momentos, esse sim é o grande desafio. Adoeça, mas se cure. Chore, mas enxugue. Esqueça, mas relembre. Se for derrotado, levante-se. Se for magoado, desconsidere. Se quiser ser feliz, olhe para a frente. Só se vive o segundo a seguir, nada mais.

3 comentários:

  1. Acredito que a grande magia da vida é isto, nunca deixar de remar, de seguir em frente.É ter coragem de simplificar a vida,de fazer sua própria história. :)

    ResponderExcluir
  2. Só para constar: a partir de hoje estou te acompanhando, querida. Saudades. Beijo.

    Érica Kajimoto

    ResponderExcluir
  3. Kajimoto, parece até que o destino nos conectou misteriosamente hoje, né? Leka, foi só você deixar um recado e sem querer nos encontramos! Saudades... As nossas cartas de antigamente estarão aqui, amiga. Continuo sendo a mesma otimista de sempre. Bjus

    ResponderExcluir