30/11/2009

O Futuro num Segundo


Hoje uma pessoa muito querida, e que conheci recentemente, me disse que tem medo do futuro. Pois eu tenho medo é de viver com uma saudade constante do passado. O futuro pode ser tudo que sonharmos, tudo que desejarmos. Não há o que temer de algo que ainda não aconteceu e que tem infinitas possibilidades... O futuro é uma exponencial! Tenho medo é do passado que não posso mudar, daquilo que não posso consertar. Quanto ao futuro? Que venha, sem correr!

No futuro, posso ser quem eu quiser. No futuro, posso fazer tudo. Sem esquecer que o futuro é conseqüência direta deste “agora” – o que plantamos, colhemos. Todos os dias eu me pergunto: até que ponto também não estou errando, quando é que serei cobrada por minhas más ações ou recompensada pelos meus bons feitos? O que plantei hoje, assegura o meu amanhã? Se consigo uma resposta positiva, sinto alívio. O “amanhã” já me conforta. Sem crime, sem castigo.

Ao meu “amigo” que está a quilômetros de distância, só tenho um recado: não desperdice seu medo com aquilo que não conhece. Se somos obrigados a esperar, que seja o verbo esperar que nos remete à “esperança”. Se não podemos prever o futuro, que façamos planos sempre revolucionários, otimistas, felizes! De nada adianta especular cenários que provavelmente nos surpreenderão. E quando esse futuro de repente virar agora e no outro segundo virar ontem, você descobrirá que ficou preso a um relógio que foi inventado pelo homem, e não pelo próprio tempo.

Um comentário:

  1. "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." (Chico Xavier)

    "O amanhã é filho do hoje." (seu Vítor)

    Sei que não sou a amiga distante, por motivos óbvios... mas estas palavras de certa forma também foram escritas para mim!

    ResponderExcluir