27/02/2010

Natureza em rebelião

Os pesadelos no Haiti e Indonésia ainda não foram superados, mas a natureza insiste em impor a sua força. Agora foi a vez do Chile, com um terremoto de 8.8 na escala do terror. Concepción, segunda maior cidade do país, com cerca de 600 mil habitantes. 320 km de Santiago, capital do país. Reflexos na Argentina, Peru, até Brasil. Desde 1960 não se via uma tremor como este, superior inclusive ao que foi registrado no Haiti. Nesta era da comunicação, cada informação que finalmente chega é um alerta para todos os outros à mercê da revolução no oceano Pacífico. Além da terra, o mar se revolta e agora serão os tsunamis.

O mais estranho é pensar que há 7 anos eu nunca havia sequer ouvido esta expressão que hoje simboliza ondas gigantes e avassaladoras. Parece que o mar se rebelou nos últimos anos - argumento e símbolo de guerra para os ambientalistas. Contra o lixo nos mares, contra o aquecimento global. E agora o Chile, que ultimamente se transformou em ponto de turismo para brasileiros, também se transforma em ruínas aos nossos olhos, em imagens antes nunca filmadas. Por enquanto, 147 pessoas mortas. Se caminharmos para a mesma tristeza que acompanhamos no Haiti, o número irá crescer aos nossos olhos...

Com o alerta, as ilhas do Pacífico se preparam. Se bem que... como é que a gente pode se preparar pra algo assim? É mesmo possível abandonar sua casa aceitando que ela será engolida pela água ou será transformada em poeira? Samoa em alerta. Em 12 horas, a onda chegará ao Japão. Se as ondas das enchentes já destroem cidades brasileiras, imagine só uma grande onda que atropela de uma só vez o que existe no caminho... O Havaí evacuou suas praias. O que será da minha querida e sonhada Ilha de Páscoa? O que será do povo chileno?

Se os maias estão certos quanto a 2012, eu não sei. Espero que não. Mas já não duvido mais da rebeldia da natureza. Ou melhor, da rebelião da natureza. Estamos apenas sentindo os reflexos de um mundo que não está no nosso controle, por mais que tenhamos conhecimento, tecnologia e bons cientistas. Como naquela propaganda da ONG, um dia ainda seremos expulsos do nosso planeta. É a ordem natural da vida: início, meio e fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário