09/02/2010

Varal

Finalmente minha casa nova tem um varal. Não preciso mais secar minhas roupas na janela, vou ter o espaço certo pra secar o que lavei. Vou finalmente lavar tudo que está acumulado naquele baú. Quem dera pudesse jogar na máquina outras coisas que eu queria lavar - limpar "por dentro". Tantas idéias, sentimentos ruins, angústias, decepções. Como se tudo fosse simples mancha removível, como se tudo saísse com água e sabão.

Lavar pra secar ao vento, pra esticar ao sol. Sair com a alma limpa, leve, renovada. Sem guardar a antiga sujeira, sem ser obrigada a conviver com as marcas um dia adquiridas. Mas quem disse que a máquina de lavar conserta furo em calça, costura rasgos, prega de volta os botões perdidos? Quem disse que o varal milagroso lança ao vento tudo que não precisamos mais? Quem foi que disse que o varal faz tudo que é ruim evaporar? Tem mancha que não sai. Tem roupa que não tem "jeito".

Resta saber se dá pra continuar usando a roupa manchada em casa, escondida do resto do mundo, só na minha própria rotina. Quem é que disse que tudo quanto é roupa manchada a gente aceita se desfazer com tanto desprendimento? Tem roupa manchada que a gente usa pra dormir, outras a gente passa pra frente. Como se pudéssemos terceirizar o problema. Mas tem mancha que acaba com tudo e a roupa antes predileta, agora é vergonhosa, desprezível.

Mancha boa é aquele que nos obriga a mudar tudo, a comprar roupa nova, rompendo vínculos por comodismo. Mancha boa é aquela que nos mobiliza, que faz você trocar de roupa e finalmente mudar todo o resto. Tem mancha que vem pra abrir os olhos: “enxerga a mancha, veja a sujeira escondida, hora de deixar isso de lado”. Portanto, você é quem sabe que tipo de mancha é capaz de suportar ou desprezar.

Procure suas manchas, seus furos, linhas descosturadas, antes que alguém de fora aponte. Ache você mesmo os seus pontos “maculados”, decida como agir em relação a eles. Se valer o esforço, tire a mancha, talvez minimize-a. Se não for possível, pense se é possível suportá-la ou não, se ainda dá pra aproveitar algum aprendizado. Se for insuportável, esvazie sua gaveta, desprenda-se, mude. Renove seu guarda-roupa, não ocupe seu varal com roupas manchadas inúteis. Guarde apenas as fotos registradas enquanto ainda não existiam manchas, guarde apenas a lembrança de quando as cores eram divinamente respeitadas. Não se suje por pouca coisa, dê-se ao conforto de não exibir antigas manchas que não te deixam mais felizes e nem te transformam numa pessoa melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário