24/04/2010

Coco Avant Channel

“Estou com medo”. Corte os cabelos. “Dizem que quando uma mulher corta os cabelos, está prestes a mudar de vida”. Tarde de sábado. Enquanto alguns pensam que troquei compromissos sociais por um compromisso secreto, na verdade fiquei em casa. Assisti Coco antes de Channel, filme que não consegui ver no cinema.

Os chapéus lhe garantiram a liberdade, mas talvez também a solidão nitidamente exposta em seus ternos femininos axadrezados. Não gosto de xadrez. Envelhece, desesperança. Mas ela só se apega ao listrado quando está apaixonada... Será que é por esse motivo que as listras nas vitrines mexem comigo? As listras são os mesmos cortes que fazemos no peito quando ficamos idiotas? Nunca uso listras quando estou mal humorada. Aliás, normalmente estou alegre até demais.

Petulantemente eu diria que da “Cocoricó” à “Banana”, basta um pulo. Afinal, sempre vão se lembrar de nossos apelidos, que nada mais são do que nossas origens. Mas no fundo acho que da “Banana”, resta apenas o jeito “estabananado” de ser (considerando também a mania copiada de Guimarães Rosa de inventar palavras). A vida nos transforma e mais uma vez volto ao que postei ontem: somos um espelho dos olhos alheios.

Agora sei que não sou a única que gosta de listrados... Listras azuis e brancas me recorrem à marinheira que não fui e parece que Coco entende como o mar pode nos atordoar. Ela faleceu em 1971, nunca se casou. Como sabemos pouco sobre as pessoas, não é mesmo? Na verdade, hoje me pergunto é se realmente compensa seguir a convenção social. Ou devo seguir o conselho da Gabrielle antes de Coco? “Do amor, a única parte boa é fazer amor”? Afinal, eu tentei seguir as regras e nem por isso consegui fazer tudo dar certo.

A propósito, acho que já sei sobre o que escrever no meu novo “projeto”.

Um comentário:

  1. Ainda não vi Coco antes de Channel, e estou doida pra assirtir, mas confesso que o que mais me chamou atenção nesse filme foi a atriz Audrey Tautou- a eterna Amelie - e o lindo idioma francês que amo.Mas claro, a história da Coco também é fantástica. Só tenho curiosidade de saber se ela realmente teve ligações com o nazismo, como reza a lenda. :)

    ResponderExcluir