12/03/2011

Orando pelo Japão

O planeta está regurgitando a humanidade? Faça o seguinte exercício. Torne as grandes tragédias visíveis aos seus olhos, insira-as no lugar onde vive e imagine as pessoas que ama como atores de todo esse caos. Não dá pra negar que este novo mundo em tempo real também nos assusta em tempo real. Você pode no máximo chegar com algumas horinhas de atraso, mas a realidade acaba estampada em uma das telas em sua casa.

Como se não bastasse tudo que o Japão já sofreu (apesar de sua inocência parcial), a Terra insiste em sacudir mais uma vez aquele pequeno trecho. Antes fosse uma terra deserta, abandonada após Hiroshima e Nagasaki, mas longe disso: populoso, o Japão insiste em permanecer num território que já se mostrou áspero inúmeras vezes. Destino? Inegável a força e a perseverança do povo dos olhos puxados, que ainda assim se prepara para todas as desgraças já esperadas.

Resta torcer para que um número considerável de vítimas sobreviva e supere mais um desastre impossível de se prever e sem possibilidade de defesa. A força da água que invade as cidades japonesas nos transforma em pequenos pinos de um jogo de tabuleiro, completamente incapazes diante do poder que não está ao nosso alcance. Nossa insignificância se estampa, nossa petulância se desconfigura. Resta-nos torcer para que o planeta permaneça de pé e que nos tornemos mais conscientes de nossa pequenitude. Salve, Fukushima.




Um comentário:

  1. E como se não bastassem -os tremores, as ondas- ainda tem o perigo do acidente nuclear...

    ResponderExcluir