25/01/2010

Mar de Possibilidades

Há muitos anos eu cultivo um hábito só meu de conectar os assuntos através de palavras que intuitivamente me guiavam a outras nem sempre tão próximas. Criava pontes entre os conceitos e assim mapeava o meu pensamento, sabia o que estava sentindo, sabia o que não saía da minha cabeça. Por mais que eu começasse falando de chumbo, terminava no mesmo assunto se eu tomasse o céu como ponto de partida. Portanto, chumbo e céu estava intimamente ligados, pois a minha “psique” só tinha “olhos” para aquele tema final.

Anos depois eu escrevi sobre mapas conceituais, me apaixonei pelas teorias da gestão do conhecimento, escrevi alguns rabiscos e tive idéias para realmente conhecer as pessoas através de seus rastros mentais. Um exercício fascinante, mas perigoso. Descobrir que meu pensamento sobre um conceito não era o mesmo pensamento de qualquer outra pessoa no mundo, nos torna únicos, mas também solitários. Tente você. Estabeleça um ponto inicial, um conceito que inicie o processo. Determine o conceito final, mesmo que tenha um “parentesco” bem óbvio. Especifique que cada pessoa precisa indicar dez palavras que conectem os dois conceitos. A sua lógica é tão “sua” que assusta. Só você sabe o que pensa, só você sabe o que entende. Essa tal “deusa psique” é mesmo um espanto, dentre tantos outros patamares que nós, míseros humanos, somos capazes de alcançar.

Vou fazer aqui o meu próprio exercício. Mas antes de ler, vamos alinhar quais serão os nossos termos em comum: vamos começar por “casa” e finalizar com “mudança”. Insira 20 conceitos entre essas duas palavras. Rabisque, pense, conecte seus pensamentos. Não tente adivinhar o caminho mais lógico, siga seu racionício. Descobrirás que seus mapas mentais são tão únicos quanto o seu DNA, porém com combinações infinitas... O seu DNA não se move. Mas suas idéias podem ir longe! Portanto, sua mente é um mar de possibilidades... Não deixe esse poder fugir ao seu controle e transforme suas rotas psíquicas em armas poderosas contra seus medos.

Casa – Segurança – Medo – Decepção – Passageiro – Tempo – Cura – Vida – Destino – Aventura – Desafio – Diversão – Alívio – Superação – Memória – Passado – Futuro – Incertezas – Possibilidades – Escolha – Mudança.


Crédito: Felinto Neto

2 comentários:

  1. Adorei o post! Acredito sim na nossa condição de solidão radical, porém toda a nossa vida é uma busca constante pelo milagre da comunicação, e conseguimos muito!

    Aí vai o meu exercício:
    CASA - ABRIGO - CONFORTO - SEGURANÇA - REPOUSO - TEDIO - CONFLITO - INQUIETUDE - DESEJO - CURIOSIDADE - MEDO - INSEGURANÇA - CORAGEM - MOVIMENTO - PRAZER - DOR - DESLOCAMENTO - QUERER - SONHAR - AGIR - MUDANÇA

    ResponderExcluir
  2. Imagina só esse mesmo exercício para nosso mar de possíveis pensamentos!!! Maluquice pura! Assim temos certeza de que somos únicos.

    ResponderExcluir